quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Conceito de Meio Ambiente Segundo Graduandos em Educação Física: Discurso do Sujeito Coletivo

Raymundo Paula de Arruda et al.

A ação humana exaure os recursos naturais do Planeta e aprofunda as desigualdades entre os homens e entre as nações. A educação é a um só tempo a forma de perpetuar tal estado de coisas, ao impor o consenso reprodutor do status quo, e a forma mais eficaz e eficiente de transformação, ao desvelar os conflitos e construir soluções para a crise paradigmática da nossa civilização. Neste sentido, este estudo busca verificar as representações sociais de graduandos em Educação Física sobre meio ambiente, com vistas a contribuir para que incorporem uma visão crítica que os “empodere” para atuar em Educação Ambiental e para a Saúde. Investigou-se um universo composto de 26 alunos, os quais produziram dois discursos durante o estudo: um exploratório e outro após a intervenção. A estratégia metodológica escolhida foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), e como referencial teórico utilizou-se a teoria das Representações Sociais. Observou-se que em ambos os momentos os alunos apresentaram concepções naturalistas do meio ambiente, que por vezes "se movimentaram" para antropocêntricas. Poucos mostraram uma representação contextualizada, o que sugere a necessidade de suplementação do currículo da Educação Física com vistas a sua “ambientalização”.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Educação Física, Representação Social, Discurso do Sujeito Coletivo


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