sábado, 18 de setembro de 2010

A Galáxia Internet

Castells, Manuel (2004).  A Galáxia Internet: Ref lexões sobre Internet, Negócios e Sociedade . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 325 pp. ISBN 972-31-1065-2




Por Ana Paula Andrade Alves
Universidade do Minho – Braga, Portugal
Novembro 1, 2006


A Galáxia Internet: ref lexões sobre Internet, neg ócios e sociedade é um livro que transmite uma análise e uma reflexão acerca das transformações sociais, económicas, políticas e culturais, que se produziram no final do séc. XX, com o emergir e consequente utilização da Internet à escala global. É uma obra fascinante que proporciona ao leitor, de uma forma rigorosa e ilustrativa, uma viagem pela ‘Galáxia Internet’, apresentando, de uma forma sequencial, as paragens mais relevantes, e que se referem à criação histórica, cultural e política da Internet; à sua importância no emergir e cristalização de uma nova economia; às novas formas de sociabilidade on-line; às novas formas de participação social e intervenção política; às questões da liberdade e da privacidade na rede; ao meio de comunicação Internet; à distribuição geográfica da Internet e por fim, à temática da desigualdade e da exclusão social na Era da Internet.

Toda a abordagem do autor refere a preocupação em mostrar a realidade tal como ela se revela socialmente construída (Apple, 1998), numa perspectiva de reflexão sobre os significados dos factos, apresentando, primeiramente, o ideal Internet, e caminhando, ao longo da obra, para os desafios que sociedade em rede
conduz e impõe.

Nesta obra pode-se observar que a Internet não é uma simples tecnologia de comunicação, mas o epicentro de muitas áreas da actividade social, económica e política. Por este motivo, a Internet converte-se num grande instrumento de exclusão social, reforçando o hiato entre pobres e ricos, existente na maior parte do Mundo. Mas, por outro lado, a Internet, funciona como uma ágora global, onde as pessoas podem expressar e partilhar as suas preocupações e esperanças.

Desta forma a Internet tem potencialidades ao poder implicar e responsabilizar os cidadãos informados e conscientes dos problemas existentes na sociedade, na construção de Estados mais democráticos, conduzindo a uma sociedade mais humana e menos votada à desigualdade e à exclusão social. Este é o grande desafio que Castells (2004) propõe ao leitor desta obra, uma vez que, todos nós, conectados ou não com a Internet, vivemos na Galáxia Internet!

A obra é de fácil leitura e utiliza uma linguagem esclarecedora no que diz respeito à terminologia relacionada com a Internet, tornando-se acessível a qualquer leitor que se preocupa com a compreensão do mundo em que vivemos (Era da Internet), mais precisamente no seu aspecto social e económico.

O texto organiza-se em nove capítulos, cada um com uma pequena introdução ao tema e com a respectiva bibliografia no final de cada capítulo: Lições de História da Internet (capítulo 1), A Cultura Internet (capítulo 2), Neg ócios electrónicos e nova economia (capítulo 3), Comunidades virtuais ou sociedade em rede? (capítulo 4), A Política da Internet I: Redes Inf ormáticas, Sociedade Civil e Estado (capítulo 5), A p olítica da Internet II: Privacidade e liberdade no Ciberesp aço (capítulo 6), Multimédia e Internet: O hipertexto para lá da convergência (capítulo 7), A geografia da Internet: Locais ligados em rede (capítulo 8) e A infoexclusão: Uma perspectiva global” (capítulo 9).

A maior parte dos dados e fontes citadas referem-se à região da América do Norte, pese embora o autor, tenha recolhido também informação de outros contextos nomeadamente da América Latina, da Europa e da África do Sul, sobre distintos aspectos da Internet, entre os anos de 1998 e de 2001.

Veja a íntegra da resenha na revista Resenhas Educativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a postagem no nosso blog é aberta a todos, só será publicada após moderação do Editor. Agradecemos a sua compreensão.