domingo, 19 de setembro de 2010

História do Movimento Ambientalista e Agenda 21

ECOAR
 
Em agosto de 2005, o Instituto ECOAR para a Cidadania deu início ao processo de construção da Agenda 21 de Pilar do Sul. A Agenda 21 de Pilar foi fruto de um processo participativo de construção de uma agenda de ações integradas que buscam contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas, orientadas para o desenvolvimento local sustentável.
O Instituto Ecoar é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que atua com educação ambiental para sustentabilidade, mudanças climáticas, programas e projetos de florestas, recursos hídricos, cidadania e desenvolvimento local sustentável, tendo como missão contribuir para a construção de sociedades sustentáveis.


Fundado por um grupo de ambientalistas e pesquisadores após a ECO-92 e o Fórum Global, o Ecoar atua em todo o território nacional, sendo responsável pela implantação de numerosos projetos socioambientais e pela promoção de centenas de cursos e oficinas.


A Experiência de Pilar do Sul

Para garantir sua representatividade e legitimidade, o processo de elaboração da Agenda, contou com a participação de diversos grupos comunitários, representantes do poder público, comunidade escolar, comerciantes, conselhos, ONG’s, sindicatos e demais organizações da sociedade civil.

Sua construção foi tecida pouco a pouco, respeitando o tempo de aprendizagem de cada grupo, suas diferenças e suas semelhanças, buscando valorizar a troca de experiências e conhecimentos entre todos os atores envolvidos. Os temas que compõe a Agenda 21 de Pilar, foram definidos coletivamente durante os encontros com a comunidade tanto na área urbana quanto na área rural.

A metodologia para construção da Agenda 21 de Pilar, baseou-se na publicação Passo a Passo da Agenda 21 Local e utilizou a metodologia do Instituto Ecoar para a Cidadania titulada Oficina de Futuro que consiste na elaboração de um diagnóstico e um planejamento participativo que contribuiu para o mapeamento dos sonhos e dos problemas das comunidades.

A realização dos Diálogos Abertos propiciou diversos encontros entre o poder público e os cidadãos que elegeram como prioritários os seguintes temas: Agricultura; Cultura; Esporte & Lazer; Geração de Trabalho & Renda; Meio Ambiente & Saneamento Básico; Saúde; Participação & Mobilização Social; Educação; Segurança e Juventude.

Como esses temas se apresentam para a comunidade? Quais os desafios? Que ações são propostas? Quais as responsabilidades de cada um? O que pode ser feito a curto, médio e longo prazo? Todas essas questões foram discutidas pelos participantes e estão contidas na Agenda 21 de Pilar do Sul. Visite o site do ECOAR e faça o download desta bem elaborada publicação, além de muitos outros textos relevantes para a Educação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a postagem no nosso blog é aberta a todos, só será publicada após moderação do Editor. Agradecemos a sua compreensão.